A teorias de desenvolvimento, apontam para a tradição como um freio para o desenvolvimento.
Será que a tradição é mesmo um freio para o desenvolvimento?
Penso que não devemos olhar para a tradição somente nos seus aspectos negativos. É bem verdade que vezes há em que não abrimos as nossas mentes para assimilar novos valores devido a nossa prisão à tradição, mas, há que olhar para a tradição como sendo capaz de formar homens doptados de valores culturais, morais, cívicos, que tornam o homem num ser verdadeiramente “ racional”, no sentido de “destorná-lo” frio e selvagem nas suas atitudes.
Outro dia, alguém dizia assim “ como é que África pode desenvolver se os africanos acreditam que até para abrir um poço de água é preciso consultar os espíritos? ”
Eu penso que as pessoas são livres de acreditar naquilo que as faz bem, desde que as suas crenças não interfiram negativamente na vida de outrém.
Falamos às costas da tradição, mas, volta e meia, lá estamos nós a procura de soluções para os nossos problemas. Porquê nos deixamos ingrenar em discursos de acabar com a tradição? As políticas revolucionárias, neste campo não têm espaço, pois ainda que um dia surja uma lei ou qualquer suporte legal que proíba as práticas tradicionais, as mesmas continuarão sendo praticadas, porque também são parte da nossa identidade como africanos.
Um exemplo
Conhecem o remédio da “panelinha de barro”?
É um remédio que os pais dão de beber aos filhos quando bebés, para que eles suportem as mudanças da lua.
Pois é, muitos de nós tomamos esse remédio. Mas, volta e meia queremos acabar com a tradição.
Estamos a entrar em contradição.
Não sou apologista da tradição, somente penso que a mesma não deve ser vista exclusivamente nos seus aspectos negativos. E partindo do exemplo do remédio da panelinha de barro, diria que muitos de nós devemos a nossa existência a tradição.
No que diz respeito a educação tradicional, penso que esta é muito importante porque ajuda na preservação de valores morais.
A educação moderna, é sem dúvida um meio muito importante e eficaz para a formação do Homem, só que esta formação não tem conseguido abarcar todas as esferas da formação da pessoa, a educação moderna, somente esta interessada em formar intelectuais, “ máquinas do saber”, “Homens mecanicamente formados” e não visa formar o espírito, a moral.
A nossa educação moderna, necessita de ser repensada. Talvez fosse pertinente adicionar ao nosso curriculum, disciplinas como ética, moral, educação cívica em todos os níveis de ensino, para que sejam formadas pessoas que pensam no bem comum. Caso contrário, o nosso conceito de “ unidade nacional”, continuará a ser pura utopia.
Só podemos falar de unidade nacional, se privilegiarmos o amor ao próximo, e esse amor é adquirido a partir dos valores morais, éticos, e.tc.