quarta-feira, janeiro 24, 2007

Olá a todos meus amigos e aos que lêem o meu blog.
Ainda que tardiamente, o post vem hoje especialmente para desejar- vos boas entradas ao ano de 2007 e que o mesmo seja repleto de sucessos. Todos desejos se tornem realidade.
Estive e continuo ausente da blogosfera pois estou em periodo de férias, e desde já desculpo-me por não estar a escrever. Prometo regressar logo que puder.

domingo, novembro 26, 2006

vivendo ontem, hoje.

Hoje passei por aquele lugar onde nos conhecemos,
maldito lugar,
digo, maldito dia
aquele que metamorfoseou
minha vida.

Como eu queria voltar no tempo
e não passar por aquele lugar,
ver o que vi,
sentir o que senti,
enfim tão heterogêneos
os acontecimentos,
transformaram-se em sentimentos homogêneos.

Maldito dia,
assim chamo aquele dia,
com o qual sonho todos os dias,
e desejo viver
como se fosse o pão de cada dia.
mesmo amaldiçoando-o

Maldito, maldito, maldito dia!
em que nossos olhos se chocaram
causando danos nas nossas emoções,
maldito, maldito, maldito dia!
em que num piscar de olhos,
mesmo sem troca de palavras eu já te sentia
e te sabia meu.

terça-feira, novembro 21, 2006

Amor natural

Amor natural,
o amor que
sinto por minha mãe.
Fraternal,
o amor que nos une
nos torna uma
em outra.
imortal
amor que sempre vive,
ainda que o abismo
separe nossos olhares
mas que nosso coração não alcança
não separa
amor natural,
amor que
sinto por minha mãe
Maternal,
sem igual.

domingo, novembro 19, 2006

Este post, é mesmo para me desculpar por ultimamente não estar a postar com frequencia. Ando muito sem tempo, e quando o tenho muitas vezes não tenho acesso a net.
Imensas desculpas.
Sempre puder poderão ler algo novo no meu blog.
Não parem de visitar-me.
Solidão bateu a porta
depressão veio acompanhar
também, tristeza não quis ficar de lado
juntou-se ao grupo das suas amigas infelizes

ja são três
invadindo minha vida,
mesmo sem o meu consentimento.
Não consigo vence-las,
são tão fortes
que somente num golpe me derrubam.

mas que chatice!
as três se recusam sair da minha vida
me atormentam
me fazem chorar
e EU, choro, choro...
só choro...
e nunca mais paro de chorar...

as três, riem-se de mim
e a esperança de um dia
essas três desgraçadas
voltarem de onde vieram,
me faz sorrir.

quarta-feira, novembro 15, 2006

Educação tradicional e o seu papel na preservação de valores culturais



A teorias de desenvolvimento, apontam para a tradição como um freio para o desenvolvimento.
Será que a tradição é mesmo um freio para o desenvolvimento?

Penso que não devemos olhar para a tradição somente nos seus aspectos negativos. É bem verdade que vezes há em que não abrimos as nossas mentes para assimilar novos valores devido a nossa prisão à tradição, mas, há que olhar para a tradição como sendo capaz de formar homens doptados de valores culturais, morais, cívicos, que tornam o homem num ser verdadeiramente “ racional”, no sentido de “destorná-lo” frio e selvagem nas suas atitudes.

Outro dia, alguém dizia assim “ como é que África pode desenvolver se os africanos acreditam que até para abrir um poço de água é preciso consultar os espíritos? ”

Eu penso que as pessoas são livres de acreditar naquilo que as faz bem, desde que as suas crenças não interfiram negativamente na vida de outrém.

Falamos às costas da tradição, mas, volta e meia, lá estamos nós a procura de soluções para os nossos problemas. Porquê nos deixamos ingrenar em discursos de acabar com a tradição? As políticas revolucionárias, neste campo não têm espaço, pois ainda que um dia surja uma lei ou qualquer suporte legal que proíba as práticas tradicionais, as mesmas continuarão sendo praticadas, porque também são parte da nossa identidade como africanos.

Um exemplo
Conhecem o remédio da “panelinha de barro”?
É um remédio que os pais dão de beber aos filhos quando bebés, para que eles suportem as mudanças da lua.
Pois é, muitos de nós tomamos esse remédio. Mas, volta e meia queremos acabar com a tradição.
Estamos a entrar em contradição.

Não sou apologista da tradição, somente penso que a mesma não deve ser vista exclusivamente nos seus aspectos negativos. E partindo do exemplo do remédio da panelinha de barro, diria que muitos de nós devemos a nossa existência a tradição.

No que diz respeito a educação tradicional, penso que esta é muito importante porque ajuda na preservação de valores morais.
A educação moderna, é sem dúvida um meio muito importante e eficaz para a formação do Homem, só que esta formação não tem conseguido abarcar todas as esferas da formação da pessoa, a educação moderna, somente esta interessada em formar intelectuais, “ máquinas do saber”, “Homens mecanicamente formados” e não visa formar o espírito, a moral.

A nossa educação moderna, necessita de ser repensada. Talvez fosse pertinente adicionar ao nosso curriculum, disciplinas como ética, moral, educação cívica em todos os níveis de ensino, para que sejam formadas pessoas que pensam no bem comum. Caso contrário, o nosso conceito de “ unidade nacional”, continuará a ser pura utopia.

Só podemos falar de unidade nacional, se privilegiarmos o amor ao próximo, e esse amor é adquirido a partir dos valores morais, éticos, e.tc.

quarta-feira, novembro 08, 2006

No bater das ondas soa uma voz linda e ao abrir os olhos vejo o azul do mar no ceu claro da janela do meu quarto.
é verão,
Os pássaros cantam,
as estrelas brilham
o sol sorri alegre e feliz
é verão, as crianças estão felizes porque podem brincar livremente, no chitalamati do mikokuene, como vulgarmente se chama o Bairro da Malanga.
é verao, assim o identifico pelo inchasso das pernas da minha avó, que já nem vai ao madzungula ya ndzava com as suas amigas do tempo dos bailes dos filmes do cinema Olímpia.
é verão, assim o vejo porque a minha irmã mais nova esta sempre feliz porque pode brincar até as 18 horas sem se preocupar com o tempo, ainda esta claro, é o que ela diz.
Quando tinha a idade dela, também gostava do verão, pois escapava quase sempre das puxadas de orelha do meu pai.

é verão para uns a vida "anima", para outros esta uma chatice.

segunda-feira, novembro 06, 2006

Foi tudo um sonho

Queria ser feliz
contigo
mas tu não deixaste
queria beijar-te
loucamente
e mergulhar-me
nos teus braços
só nós três
Eu, Tu e o Amor porém…
tudo foi um sonho
uma razão sem…
sentido que se tornou cruel
não matou,
feriu,
fez sofrer,
desperançou.